Entrevista com Pr. Rinaldo Belisário sobre homeschooling
Em 1999,
conheci o Pr. Rinaldo Belisário, um pastor batista que estava envolvido no
homeschooling — o sistema educacional, muito conhecido nos Estados Unidos, em
que os pais dão aos filhos educação escolar em casa. O exemplo do Pr. Rinaldo
foi o primeiro caso que conheci pessoalmente de um brasileiro usando esse
método. Antes disso, o que eu via era brasileiros interessados nesse método.
Rinaldo Belisário ensinando seu filho em casa, conforme foto de reportagem da revista Veja em 2001. |
Infelizmente,
a família dela, inclusive sua estrutura de homeschooling, acabou se
desmoronando por vários favores, inclusive intervenções do Conselho Tutelar.
Entretanto, o
caso do Pr. Rinaldo ficou destacado pela maneira como Deus protegeu sua família
de denúncias e intervenções do Conselho Tutelar. Se Deus o preservou de modo
tão gracioso é porque o exemplo dele seria valioso para famílias que viessem a
ter interesse no homeschooling. A característica que mais chama a atenção nele
é a discrição e modéstia.
Julio Severo: Como você ficou conhecendo o
homeschooling, que é o sistema de educação escolar em casa?
Pr. Rinaldo Belisário: Tudo começou quando conheci um amigo meu que tem 10
filhos, que não eram como as outras crianças. As atitudes deles eram diferentes
e mostravam respeito e pareciam como se fossem adultos. Não que eram adultos,
mas não tinham aquela inquietação ou certas ações comuns em crianças sem disciplina.
Fiquei observando e foi aí que comecei a investigar o que os levavam a ser diferentes.
Soube que eles não iam a escola e estudavam em casa por um sistema de ensino.
Procurei saber mais do assunto e em alguns meses obtive o conhecimento sobre o
homeschooling que eles aplicavam nos filhos.
Julio Severo: O que mais atraiu você ao homeschooling?
Pr. Rinaldo Belisário: A capacidade das crianças e jovens assimilarem e
aprenderem mais rápido o que precisavam para a vida. O caráter dos filhos deste
amigo meu davam uma certeza “inveja,” pois queria que meus filhos o tivessem
também.
Julio Severo: O sistema de educação pública é melhor
ou pior do que o homeschooling? Quais são as vantagens e desvantagens
comparativas?
Pr. Rinaldo Belisário: Eu considero que a vida proporciona oportunidades e
aprendizado. Eu já trabalhei como professor e conheço como o sistema de
educação funciona. Conheço as vantagens e as desvantagens do ensino público ou
privado. Eu considero no geral que o homeschooling é superior à educação
pública ou privada.
Vantagens do homeschooling:
1. O ensino é de um para um, exclusividade. Faz menção
ao ensino acadêmico dos filhos dos reis nos tempos antigos.
2. O aprendizado busca entender e assimilar o
conceito/entendimento sobre a matéria/assunto.
3. Busca aprimorar o desenvolvimento por meio daquilo
que chama interesse do estudante.
4. Leva menos tempo em aprender e possibilita o
desenvolvimento na leitura aplicada.
5. O convívio em grupo é baseado no ambiente familiar,
aperfeiçoando o caráter de cada indivíduo. Verdadeira sociabilidade.
Desvantagens do homeschooling: Desconheço, pois meus
filhos tiveram oportunidades de aplicar o que aprenderam com alto nível.
Vantagens da educação pública ou privada:
1. Amplo conhecimento em muitas áreas quando a escola
se compromete em ensinar.
2. Aprendizado com qualidade quando os professores são
comprometidos no repasse do conhecimento de maneira prática.
Desvantagens da educação pública ou privada:
1. Cria conflito quanto aos valores adquiridos em
ambiente familiar.
2. Perigo de amizades indesejadas.
3. Rejeição por parte dos que se dizem sociáveis.
4. Violência promovidas por grupos. Se obriga a tomar
um lado.
Julio Severo: Você e sua esposa têm alguma experiência
como educadores do sistema público? Conhecem por dentro?
Pr. Rinaldo Belisário: Minha esposa é pedagoga e eu conclui o magistério de
1º grau (não existe mais). Ambos somos capacitados para lecionar. Entretanto, o
que podemos ver é que essa capacitação apenas colaborou com o homeschooling. A
forma de ensinar em casa é diferente do ensino pública ou privado. Aliás,
qualquer pessoa poderia ensinar seus filhos em casa. Nada impede. E não é
preciso algum curso para isso. Minha esposa já lecionou por anos e administrou
uma escola também. Eu já lecionei no ensino fundamental e médio por curto
tempo. Minha esposa e eu conhecemos como funciona o sistema de ensino.
Julio Severo: Você já foi entrevistado, junto com três
outras famílias, pela revista Veja numa importante matéria sobre
homeschooling em 2001. Como foi a experiência de ser entrevistado pela
maior revista do Brasil?
Pr. Rinaldo Belisário: Naquela oportunidade, nós não conhecíamos aquela
família do sul do Brasil. E sabíamos que tinham outras ensinando seus filhos em
casa. Foi interessante saber que não estávamos sozinhos. Mas isso não nos
preocupava, pois já tínhamos traçado nossos alvos para nossos filhos.
Julio Severo: Muitas famílias que tentaram essa
educação foram neutralizadas por pressões legais ou Conselhos Tutelares (CT),
depois de uma denúncia. Aliás, o caso legal mais proeminente da época acabou
sendo destruído pelo CT. Por que o envolvimento do CT na maioria ou todos os
casos de homeschooling no Brasil? Como foi que você escapou do CT?
Pr. Rinaldo Belisário: Conforme a Legislação, o Conselho Tutelar tem
autonomia para verificar como estão as crianças na família. Eles julgam que
podem intervir, mas até certo ponto. Por falta de conhecimento, os pais acabam
sendo forçados a obedecer ao que eles impõem. Este
link explica melhor as prerrogativas.
Nós nunca fomos parar num CT nem sofremos qualquer
pressão por parte do CT. Aliás, eles nem se quer sabiam da existência de nossa
família. Acredito que Deus tem sido bondoso e nos guardado durante aquele
tempo.
Julio Severo: Há muitos exemplos de famílias
americanas, especialmente missionárias, no Brasil que sempre educaram em casa
sem problemas. O governo brasileiro parece nunca ter importunado nenhuma dessas
famílias nem exigido delas obediência na questão do homeschooling. Por que?
Pr. Rinaldo Belisário: O Brasil não interfere na vida dos estrangeiros sobre
o ensino, pois a lei os ampara nessa questão. Eles possuem privilégios e
declaram que seus filhos precisam estudar na língua de origem para concluir
seus estudos na idade correta em seu país.
Julio Severo: Você conheceu famílias americanas que
fizeram homeschooling no Brasil sem problemas com a lei brasileira?
Pr. Rinaldo Belisário: Sim. A maioria dos americanos que chegam ao Brasil
ensinam seus filhos em casa, pois eles desejam que voltem para seu país a fim
de continuarem e se formarem em alguma universidade americana. Além disso,
conheci famílias que moram nos EUA e seus filhos estudam em casa. Mas conheço também
estrangeiros que colocam seus filhos escolas privadas no Brasil.
Julio Severo: Você conheceu famílias brasileiras que
tentaram o homeschooling, mas foram hostilizadas pela lei brasileira?
Pr. Rinaldo Belisário: Sim. Algumas famílias até entraram em contato conosco
e ajudei algumas dando conselhos e estimulando que o benefício desse sistema
vem no decorrer dos anos. Algumas desistiram, pois não tinham apoio de
familiares. Outras continuaram.
Julio Severo: Você foi um dos pioneiros quando a
grande mídia começou a se interessar pelo assunto de homeschooling 16 anos
atrás. Há quantos anos você usa o homeschooling e quantos de seus filhos foram
educados nesse sistema?
Pr. Rinaldo Belisário: Eu uso o homeschooling desde 1998 e nossos filhos
nunca foram para a escola para aprender as matérias que a escola ensina. Eles
aprenderam em casa em menos tempo do que a escola proporciona. O meu filho mais
velho concluiu o aprendizado do ensino médio com 13 anos.
Julio Severo: Em comparação com a época em que você
começou a educar em casa, está mais difícil hoje ou era mais difícil na sua
época?
Pr. Rinaldo Belisário: Era muito mais difícil em 1998 do que agora. Naquela
época, o governo [FHC] estava em cima daqueles que rejeitavam a educação
pública. Levantar a bandeira do homeschooling era indício de guerra contra
eles. Hoje é mais fácil, pois há mais opções do que naquele tempo. Além disso,
há falta de vagas nas escolas e o governo não tem como correr atrás daqueles
que não vão à escola.
Julio Severo: Depois que a revista Veja entrevistou
você 15 anos atrás, as autoridades perseguiram você? Você foi entrevistado por
outras mídias?
Pr. Rinaldo Belisário: Depois que a matéria saiu na Veja, algumas emissoras de
TV nos procuraram para fazer entrevistas. Apenas permitimos à Futura fazer uma
reportagem. Eu não tive a oportunidade de assistir, pois não havia TV que
possibilitava em casa. Apesar de ser reconhecido pela impressa, não veio
nenhuma autoridade até minha casa ou me procurar para questionar sobre o
assunto de homeschooling. Não recebi nenhum tipo de intimação ou convocação
para falar sobre isso.
Julio Severo: Você poderia contar alguns exemplos de
como Deus livrou sua família dos Conselhos Tutelares e outras perseguições
governamentais?
Pr. Rinaldo Belisário: Depois da Veja e da Entrevista da TV Futura,
resolvemos preservar nossos filhos de pressões externas. Em vez de “balançar” a
bandeira, apenas a colocamos em pé e ficamos junto dela. Sem movimentos ou
buscando ser reconhecidos pelo que fazíamos, nossos filhos não tinham mais
pressão e assim poderíamos trabalhar com eles. O CT nem nos procurou em tempo
nenhum e muito menos o governo. A questão é esta: Os educadores que defendem a
legitimidade sobre o direito de ensinar DECLARAM
que o LDB (lei de diretrizes e base da educação) é maior que a Constituição.
Isso é o que declaravam naquela época, dando a entender que a criança fora da escola
e seu convívio não estaria adequada para a sociedade na idade apropriada. Eu
discordo, pois depois desses anos é perceptível as atitudes deles hoje. Não
digo isso de todos que frequentam a escola, mas a maioria demonstra ações que
os próprios pais (eu ouço) dizem.
Julio Severo: Para você como líder evangélico, quais
as vantagens do homeschooling?
Pr. Rinaldo Belisário: Eu não me considero evangélico. Eu me considero cristão.
Ser cristão é ser “pequeno Cristo.” Sendo assim, os ensinos do cristão estão em
harmonia com aquilo que Ele é.
O que buscamos é ser como Cristo foi: Suas ações e
caráter. Eu não conheço nenhum método de ensino público ou privado que busca
esse alvo.
Há muitas vantagens da prática de homeschooling.
Vou citar as que considero importantes:
1. Ensino dedicado e exclusivo para o estudante.
2. Aprendizado focado naquilo que chama o interesse do
estudante.
3. Menor tempo de aprender os conceitos sobre os
assuntos.
4. Uma mente aberta para todos os tipos de assuntos.
Julio Severo: Quais as desvantagens espirituais da
educação pública para crianças cristãs?
Pr. Rinaldo Belisário: Existe e vou citar algumas:
1. Exclusão de Deus e Seus valores.
2. Exclusão da Bíblia como um livro de aprendizado.
3. Exclusão de valores familiares.
4. Aceitação como padrão as ideias humanistas.
Julio Severo: Com sua longa experiência de ser um dos
pioneiros brasileiros na educação escolar em casa, qual seu conselho para as
famílias cristãs que desejam essa educação?
Pr. Rinaldo Belisário: Eu não aconselho colocar seus filhos a mercê de
professores que dão conselhos ímpios e colegas que podem roubar o coração
deles.
É um desafio. Será preciso um acordo entre os pais
para ensinar seus filhos em casa. Deve ser 100%, caso contrário, haverá sérias
implicações.
Mas se ambas as partes concordam, tem tudo para dar
certo. Não será muito fácil, mas é possível desenvolver usando um método
escolhido. Eu sugiro tomar conselhos com alguém que já aplicou e hoje os filhos
já estão prontos.
Existe várias formas de ensinar em casa. Você pode
usar o método tradicional, método tradicional modificado ou o método bíblico.
Entretanto, para isso será necessário que um dos cônjuge
fique em casa a fim de instruir e ser o professor(a). (Preferivelmente a esposa.)
Como disse anteriormente, não é preciso nenhum
preparo, apenas disposição e força de vontade.
Será necessário que os pais tenham planejado os passos
e suas convicções bem sólidas para enfrentar os confrontos de familiares e
amigos.
Descrição dos Métodos:
Método
Tradicional (MT):
É o uso das matérias escolares como se ensina hoje. Em
vez de usar um professor, você se torna o professor.
Segue o currículo padrão, mas com menos tempo e
liberdade de estudar por matéria ou por matérias ao mesmo tempo.
Método
Tradicional Modificado (MTM):
É o mesmo que o Método Tradicional, mas com acréscimo
de alguns itens que interessam ao estudante.
Por exemplo: Se o estudante gosta de futebol, você
cria uma oportunidade de usar a matemática dependendo de onde ele se encontra
em cada ano letivo a fim de estimular o uso prático de cálculos e fórmulas em
um ou mais campeonatos tanto no Brasil como fora deste.
Poderia ser qualquer coisa, mas depende do interesse
do estudante. O importante é não ficar preocupado com o tempo.
Tanto no MT como MTM o uso de 3 a 4 horas é o
suficiente para aprender. E depois do 7º ano, geralmente o estudante vai progressivamente
evoluindo por si só.
Método
Bíblico (MB):
É o uso das Escrituras como base e desenvolver seu
próprio currículo.
Aliás, era usado apenas o Pentateuco no ensino das
crianças judaicas entre 6 a 13 anos.
Se considerar os anos, seriam iguais ao ensino
fundamental.
Esse método usa de 3 a 4 horas para aprender.
No entanto, no Brasil não existe um currículo com esse
perfil. Em alguns países, principalmente EUA, há vários e conheço alguns. Uns
mais complexos e outros mais simples.
E quase todos necessitam de certo treinamento para
serem aplicados pelos pais.
Há algum tempo, tenho trabalhado em um Currículo
Bíblico e ainda estou desenvolvendo e em breve irei disponibilizar para as
famílias cristãs que desejam aplicar para seus filhos.
Fonte: www.juliosevero.com
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