09 março, 2018

Psicoterapeuta alerta acerca de epidemia de mães que trabalham fora produzindo filhos mentalmente doentes


Psicoterapeuta alerta acerca de epidemia de mães que trabalham fora produzindo filhos mentalmente doentes

Julio Severo
Uma importante psicoterapeuta da cidade de Nova Iorque nos últimos 25 anos está alertando que mães que voltam a trabalhar muito cedo depois de ter bebês estão prejudicando a saúde mental de seus filhos.
Num vídeo para o jornal New York Post, Erica Komisar revelou como ela está vendo um “nível epidêmico de doenças mentais em crianças muito novas,” que ela atribui à “desvalorização do papel das mães na sociedade.”
A autora do livro “Tendo Presença: Por que Priorizar o Papel de Mãe nos Primeiros Três Anos É Importante” explicou que os bebês experimentam uma grande atividade de cortisol e muito estresse quando estão longe de suas mães.
Ela argumentou que quando as mães que trabalham fora voltam do trabalho de noite elas passam só 90 minutos com seus bebês antes de os colocarem para dormir — e então veem que eles não conseguem dormir durante a noite porque estão famintos pela atenção de suas mães.
“Nossa sociedade instrui as mães a voltar ao trabalho, a fazer o que quiserem, que estará tudo bem com seus bebês,” ela explicou. “Mas não está tudo bem os bebês.”
“Estou vendo isso no meu consultório, onde oriento pais. Estou realmente vendo um nível epidêmico de doenças mentais em crianças muito novas que estão sendo diagnosticadas e medicadas numa idade cada vez mais nova.”
“Comecei a examinar pesquisas que apoiavam o que eu estava vendo em meu consultório: a ausência das mães numa base diária nas vidas das crianças estava impactando a saúde mental delas.”
Fazendo referência às pesquisas que têm sido feitas desde a década de 1960, ela disse que a única coisa que reduz o estresse nos bebês é quando as mães voltam do trabalho.
“Eu ainda digo que a creche é minha opção menos favorita,” ela disse. “Você está levando um bebê muito novo e o expondo a muito estímulo e muito medo.”
“Quando você tira o bebê de seu ambiente familiar e o coloca num grupo com muito estímulo e muitas pessoas que não são o ambiente natural dele.”
“Quando damos às mães a opção de ficarem em casa nos primeiros três anos aumentamos a segurança emocional e reduzimos as doenças mentais.”
“Em nível de sociedade precisamos reconhecer que o trabalho das mães em casa é trabalho valioso. Frisamos sucesso material e realização profissional, mas não existe nenhum trabalho mais valioso ou mais importante.”
Ainda que haja elevada valorização do trabalho das mães no movimento de educação escolar em casa, a voz de Erica Komisar, que é uma psicoterapeuta de fora do movimento de educação escolar em casa, reforça o valor da presença das mães nas vidas de seus filhos em sua primeira infância. Ela é uma voz do mundo secular confirmando os mesmos avisos que líderes cristãos de educação em casa como Mary Pride têm dado há décadas.
Com informações do DailyMail:
Leitura recomendada:

Nenhum comentário: