09 julho, 2007

Portugal permite a educação escolar em casa

Portugal permite a educação escolar em casa

Julio Severo

De acordo com informação da Wikipedia:

Em Portugal a legislação permite o ensino doméstico, mas essa opção é desconhecida da quase totalidade da população, e o próprio Ministério da Educação não tem nenhum estudo ou estatísticas sobre o assunto. No ano letivo 2006/2007 apenas quatro crianças, de três famílias diferentes, estão recebendo ensino doméstico.

Os alunos domésticos devem realizar exames de equivalência à freqüência dos
2.ª e 3.ª séries, após o 4.º e o 6.º ano respectivamente. Após o 9.º ano os alunos domésticos deverão inscrever-se para os exames nacionais de Língua Portuguesa e de Matemática tal como os restantes alunos que concluem o 9.º ano. A única diferença é que os alunos das escolas são inscritos pelas próprias escolas, enquanto os alunos domésticos deverão ser inscritos pelos seus pais-tutores.

Bem diferente do Brasil, não é? Aqui sempre houve liberdade para os pais educarem em casa, mas a avalanche de interferências esquerdistas na Constituição de 1988 realizou uma engenhosa operação cirúrgica, removendo o que todas as constituições passadas do Brasil permitiam: a educação escolar em casa. Na época, ninguém percebeu que alguns constituintes (entre os quais muitos fanáticos do PT, inclusive Lula) tramaram e conseguiram uma redução nos direitos e liberdade das famílias na área da educação. Veja o artigo O direito de escolher a educação escolar em casa no Brasil.

Deixo então uma sugestão para quem precisar: Qualquer família que venha a sofrer as ações intimidatórias e terroristas do ECA e do Conselho Tutelar por causa da educação em casa, experimente fazer uma visita a Portugal.

Para mais informações sobre educação escolar em casa, visite o blog Escola em Casa.

Fonte: www.juliosevero.com

2 comentários:

Sunny Mary disse...

Olá Júlio, não sei quando enviou este artigo, mas gostaria de saber se vc tem filhos e se os ensina em casa, pois eu tenho e ensino em casa. Seria muito bom poder trocar idéias, pois concordei com muito o que disse aqui.
Abraços, Maria do Sol - Pirenópolis-GO

Anônimo disse...

boa noite,eu moro nos arredores de lisboa e tenho uma filha que esta a fazer o 6.ano de escolaridade so que mudou de escola recentemente e esta a sofrer de bulling.esta,inclusive,a perder o gosto pela escola e eu gostaria imenso de saber como faço para ela ter aulas em casa.obrigada.